5 DICAS VALIOSAS PARA VOCÊ CUIDAR DO SEU BEM-ESTAR INTELECTUAL

Bem Estar Intelectual

Se você procura Saúde e Bem-Estar, sempre pensando em melhorar a qualidade de vida, não pode deixar de incluir no seu programa de Bem-Estar o cuidado com o Bem-Estar intelectual.

Os cuidados com o Bem-Estar Intelectual podem ajudar você a aumentar a capacidade de lidar com as circunstâncias de estresse diário de maneira positiva.

É uma forma saudável de redirecionar os comportamentos de uma forma auto direcionada que resulta no desenvolvimento de habilidades, melhora da autoconfiança, é um estímulo a curiosidade e a criatividade, e para a abertura de novos aprendizados e interesses, entre muitos outros benefícios.

Já percebeu como é sempre mais difícil o alívio do estresse mental? 

 

Nós, aqui do Zênite Espaço Terapêutico, sabemos que o Bem-Estar engloba outras preocupações que vão além dos cuidados com o corpo. Pensando nisso, elaboramos algumas dicas que podem ajudar você a começar a Cuidar da Sua Saúde Intelectual a partir de Agora, de forma acessível, sem deixar para depois.

Confira as Dicas que Preparamos Para Você:

Todos nós precisamos de um lugar que nos permita um certo refúgio de vez em quando. Um lugar acessível, que não precisa ser em outra localidade e, que pode ajudar a curtir um pouco mais um cômodo da sua casa, por exemplo.

A escolha do Lugar Especial vai ajudar você a manter uma frequência no cuidado com o Bem-Estar Intelectual.


Pode ser que a sua criatividade e originalidade te façam pensar em outras atividades além das que vamos sugerir, sempre respeitando esse lugar que você escolheu para cuidar um pouco mais de você.

Pode ser, até mesmo, aquele cantinho do sofá ou poltrona que você gosta de se sentar para ver vídeos do Youtube.


 

1. Encontre o Seu Lugar Especial
Lugar Especial
2. O Começo da Aventura
Escrita terapêutica

Agora, que você já escolheu o seu Lugar Especial, é hora de começar a montar o seu plano de Bem-Estar Intelectual. Afinal de contas, agora você já tem um lugar para colocá-lo em prática.

 

Lembre-se, é um cuidado com o Bem-Estar Intelectual, mas pode ser pensando como uma aventura. Para quê levar tudo tão a sério?


Se divertir com situações simples, estimula o riso e a alegria nas pequenas coisas da vida.



 

3. A Aproximação dos Interesses

Chegou o momento de curtir o seu Lugar Especial, escolhido para pensar no quê você gostaria de se aventurar.  Essa aventura será intelectual, uma oportunidade para ampliar a sua visão de mundo e remover os obstáculos que um dia podem ter impedido de experimentar o novo.  

Nesse momento da escolha, procure não pensar em buscar a excelência, esse não é o propósito.  É para se divertir, relaxar, aliviar o estresse e proporcioanar o lazer na execução de pequenas atividades.

AQUI, VAI UMA SUGESTÃO: A leitura de textos ou artigos sobre um assunto que você desconhece totalmente. 

hobbies terapêuticos

É muito comum que depois de um tempo, passemos a ler sobre os mesmos assuntos. Sabe aquela facilidade de receber sugestões de vídeos, filmes e, autocompletar da pesquisa do navegador? 

 

Facilitam em alguns momentos as nossas procuras, mas de forma frequente, não contribuem para o Bem-Estar Intelectual.  

 

A leitura de assunto novos, desperta a curiosidade, estimula o cérebro a criar novas conexões, melhora a memória e a comunicação.  E ainda, ganhamos novos conhecimentos para compartilhar com outras pessoas.

4. Jogos Saudáveis

Os Jogos podem ser incluidos no seu programa de Bem-Estar Intelectual.  Desde que não sejam repetitivos e estimulem o pensar. 

 

Já pensou em montar um Quebra Cabeça com no mínimo 50 peças e, que contenha uma imagem que você goste, que vai poder ser utilizada até mesmo na decoração da sua casa.

Não tem espaço para montar?

Não tem problema!

Você pode pesquisar aplicativos com esse ou outros jogos no estilo Mahjong.  Se for usar o celular como opção para o jogo, fique atento para não jogar por um tempo prolongado sem pausas.  

O objetivo não é criar um novo foco de estresse, mas cuidar do seu Bem-Estar Intelectual.


 

Jogos Para Descansar a Mente
5. Novo Aprendizado

Aprender algo novo faz muito bem. É algo simples que contribui para a melhora da autoconfiança, a capacidade para enfrentar desafios, a descoberta de novas habilidades, estimula a disciplina e o realizar de objetivos.  

Pense em algo que você gostaria de aprender. Já pensou em dedicar 20 minutos do seu dia para alcançar esse propósito?


Considerando esse aprendizado como um exercício para estimular a paciência, a obstinação, a melhorar a autoconfiança, a autoestima, e o melhor, quebrar o ciclo de buscar o aprimoramento instantâneo.  

Que tal, aprender um novo idioma. Ou, aprender as dobraduras do Origami, tocar um instrumento, criar uma horta em um apartamento, aprender a bordar, desenhar, enfim, o que a sua imaginação, criatividade e curiosidade permitir.




 

Novo aprendizado

Cuidar do Bem-Estar, é algo para ser pensado como uma forma prazerosa de melhorar todas as dimensões da vida. 

 

De forma prática, acessível e sem precisar de muito, você já pode, a partir de agora, incluir o cuidado com o Bem-Estar Intelectual na sua rotina saudável.

Deixe a sua criatividade e imaginação fluirem, sem limites.

Um Forte Abraço,

Terapeutas do Zênite Espaço Terapêutico